Poupanças de energia

Ar comprimido

A utilização do ar comprimido (AC) é transversal a toda a indústria, devido à segurança, versatilidade de aplicações e produtividade que garante. Contudo, a sua produção origina custos elevados que podem representar entre 5 e 20% dos custos globais da energia elétrica do processo de fabrico. Por essa razão necessita de ser controlado tanto na produção e na sua distribuição, como na boa utilização no consumidor final.

Saber mais: link

Substituição do ar comprimido por fontes alternativas.

Muitas operações podem ser realizadas de forma mais econômica e eficiente usando fontes de energia diferentes do AC. Existem várias opções para substituir o uso AC, incluindo:

Arrefecimento de armários elétricos: ventiladores de ar condicionado devem ser usados em vez de usar tubos de AC vórtice.

Fluxo de ar de alta pressão passado um orifício para criar um vácuo: um sistema de bomba de vácuo deve ser aplicado em vez de métodos de venturi.

Arrefecimento, aspiração, agitação, mistura ou enchimento do pacote: utilize sopradores em vez de AC.

Limpeza de peças ou remoção de detritos: escovas, sopradores ou sistemas de bomba de vácuo devem ser usados em vez de AC.

Partes móveis: sopradores, atuadores elétricos ou hidráulicos devem ser usados em vez de AC.

Ferramentas ou atuadores: os motores elétricos devem ser considerados porque são mais eficientes do que o uso de AC. Contudo, foi relatado que os motores podem ter menos precisão, vidas mais curtas e falta de segurança em comparação com o AC. Nestes casos, usar AC pode ser uma escolha melhor.

Quatro estudos de casos na indústria de vidro dos EUA (um no segmento de vidro plano, um no segmento de vidro de especialidade e dois no segmento de fibra de vidro) estimam um período médio de retorno para substituir o ar comprimido por outras aplicações de 5 meses.

Fazemos pesquisa de fugas de ar comprimido por ultra sons peça-nos uma proposta.