De acordo com a norma ISO 45001 a definição:

Perigo é uma fonte com potencial para provocar lesão e afeção da saúde – diga-se por exemplo queda de um objeto que tem potencial, se cair para magoar uma pessoa, exposição ao ruído que pode levar à surdez se for por períodos prolongados e valores altos etc.

Risco para SST é a combinação da verosimilhança da ocorrência de evento(s) perigoso(s) relacionado(s) com o trabalho ou exposiço( es) e a gravidade das lesões e afeções da saúde que podem ser causados pelo(s) evento(s) ou pela(s) exposição(ões). Daqui se depreende que a combinação é é a junção de duas coisas, neste caso da verosimilhança (a noção de verossimilhança é uma função da probabilidade de um evento perigos acontecer) o tal perigo relacionado com o perigo acontecer OU a exposição a esse perigo COM a gravidade das lesões e afeções da saúde por exemplo partir uma perna ou ficar com uma doença irreversível, surdez.

Assim os perigos podem ser físicos, químicos, biológicos, psicossociais, mecânicos elétricos etc., e a apreciação riscos é um resultado e não uma identificação por exemplo combinar a probabilidade ou exposição com a gravidade ou seja ter uma queda ao mesmo nível (probabilidade) combinado com a lesão de só se ter um pequeno dano (gravidade) ou então estar todos os dias junto a um equipamento que ultrapassa os níveis legais de ruído (exposição) e ficar surdo (gravidade).

Na maioria dos casos são usadas matrizes mas há outras metodologias possíveis para apreciar os riscos mas usando uma matriz podemos ter:

1 2 3
Probabilidade alta média baixa
Exposição muito tempo mais de 1 semana aniveis acima da legislação exposto mas niveis dentro dos legais

sem exposição ao ruido

Gravidade lesões graves com dias de baixa/danos irreversíveis danos médios só 1os socorros/danos reversíveis sem danos

Em que risco é a combinação entre probabilidade ou exposição e a gravidade e será maior quanto menor for o número risco alto 1, risco médio entre 2 e 4 risco baixo entre 6 e 9.

Daqui podemos concluir que para o trabalho num andaime a 5 metros e para o perigo de queda em altura partindo do principio que não se cumpre com uma série de boas práticas a probabilidade é alta (1) e se cair de 5 metros irei ter dias de baixa (1) e o risco para esta situação é 1 que significa que o risco de queda é alto.

Na mesma situação mas andaime cumpre com todas as regras e uso inclusive um arnês e linha de vida a probabilidade de cair diminuiu e já não caio os 5 metros fico pendurado o que pode significar que só teria 1os socorros assim o risco baixa probabilidade poderia ser média (2) e gravidade (2) seria um risco médio (4).

Se fosse para o ruído para uma exposição de mais de 1 semana teria o valor 1 e a gravidade 1 o risco seria alto (1) se isolar a maquina que gerava o ruído ou em ultima instancia dotar o operador com auriculares adequados baixava o risco para baixo (9) pois não havia ruído a máquina está isolada e não havia danos, nesta situação até era eliminado o perigo.

Espero ter esclarecido estas situações no entanto estou disponível nos contos habituais.