ISO 45001

Já saiu a 12 de Março a  ISO  45001:2018 que está alinhada com o novo anexo SL. Assim será mais fácil integrar este sistema de Gestão de Segurança e Saude no Trabalho com os outros sistemas de gestão tais como a ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 entre outras.

Principais alterações da ISO 45001

Secção 4 – Contexto da organização

Questões externas e internas: a norma introduz novas cláusulas para a determinação e supervisão sistemática do contexto da organização.

Trabalhadores e outras partes interessadas: a norma introduz uma maior atenção às necessidades e expectativas dos trabalhadores e outras partes interessadas, bem como a participação dos trabalhadores.Isso para identificar e sistematicamente entender os fatores que devem ser geridos através do sistema de gestão.

Secção 5 – Liderança e participação dos trabalhadores

Liderança: a ISO 45001 coloca maior ênfase para que a gestão de topo esteja ativamente comprometida e aceite a responsabilidade pela eficácia do sistema de gestão.

Consulta e participação dos trabalhadores: A norma dá mais enfase à participação e consulta dos trabalhadores.

Secção 6 – Planeamento

Identificação perigos e avaliação de riscos e oportunidades: As organizações devem determinar, considerar e, se necessário, tomar medidas para lidar com qualquer risco ou oportunidade que possa afetar (positivamente ou negativamente) a capacidade do sistema de gestão para obter os resultados pretendidos. As oportunidades são a novidade neste referencial, para além de pequenos ajustes na identificação de perigos.

O planeamento de ações deve estar alinhado com os riscos e oportunidades, com os requisitos de conformidade e com o negócio.

Os objetivos devem, ter em conta, os requisitos de conformidade, a avaliação dos riscos e oportunidades e os resultados da consulta aos trabalhadores

Secção 7 – Suporte

Reforço na consciencialização dos trabalhadores com reforço nos conhecimentos sobre a identificação de perigos e na sua capacidade de identificarem situações com perigos eminentes e a capacidade de analisarem medidas que os protejam desses perigos.

A comunicação também está mais completa, inclui o quê, quando, a quem e como comunicar. Quer seja internamente quer seja externamente.

Secção 8 – Operação

A operação para além do que já existia sobre as emergências e a eliminação de perigos e redução dos riscos, acrescentou as compras, subcontratados e contratados. Também incluíram o planeamento de alterações

Secção 9 – Avaliação de desempenho

Esta secção passa pelo que já existia nas OHSAS tratando aqui a monitorização, medição analises e avaliação do desempenho, das auditorias internas e da revisão pela gestão.

Secção 10 – Melhoria

Neste ponto a norma pouco alterou, apenas refinou alguns conceitos e mantém a melhoria continua, os incidentes, não conformidades e ações corretivas.

Para mais informações entre em contacto.