ISO DIS 50001:2018

Já foi aprovado o DIS da ISO 50001:2018. Em comparação com a versão anterior a grande mudança é o alinhamento com o anexo SL ficando assim alinhada com outros referenciais de gestão.

Em Julho será votada o FDIS com aprovação para o final do ano.

Esteja já preparado para a abordagem a este referencial que será alinhado pelo anexo SL.

Este novo alinhamento vai ajudar este referencial a estar alinhado com todos os que já cumprem com este anexo, ou seja, será mais fácil integrar os diversos sistemas de gestão.

Esta norma está disponível desde Junho de 2011, prevê-se que a ISO 50001:2011 provoque um impacto até 60% do consumo mundial de energia.

Teve a sua origem na anterior norma ISO 16001 e esta nova norma estabelece uma estrutura internacional, que ajuda a gerir desde o fornecimento até ao consumo de energia, tanto para a indústria, como para o comércio ou outro qualquer outro tipo de organizações.

Permite melhorar o desempenho energético e o consequente impacte na redução das emissões dos gases com efeito de estufa, nos sistemas e processos que utilizem energia.

A norma de gestão de energia ISO 50001 aplica-se a todos os aspetos que afetam o uso de energia, que podem ser controlados e influenciados por uma organização.

Peça-nos mais esclarecimentos.